Sobre nós

Quem Somos

Seja bem vindo ao Movimento Intra-Religioso de União Afro– MIRUA

O Movimento Intra-Religioso de União Afro– MIRUA é uma organização religiosa e civil, de caráter federativo das religiões de UMBANDA, do CANDOMBLÉ e demais tradições religiosas e/ou filosóficas, que se identifiquem com suas propostas, com sede, domicílio e foro nesta cidade do Rio de Janeiro, Capital do Estado do Rio de Janeiro, a Rua Goiás, nº 548, CEP 20.756-121, com base territorial em todo território nacional e inscrito no cadastro nacional das pessoas jurídicas do Ministério da Fazenda sob o número 262309910001-92.

Como ocorre sempre em todos os mundos habitados do Universo em períodos pré-determinados pela Espiritualidade Superior, a Humanidade Terrestre se encontra há algum tempo em pleno e irreversível processo de Regeneração Espiritual. Esta “separação do joio e do trigo”, isto é, a transferência de espíritos reincidentes e de baixo nível vibratório para mundos afins e a permanência na esfera terrestre daqueles que, pelo esforço próprio, buscam a sincera evolução espiritual já vem ocorrendo há algumas décadas.

Ao final deste processo, previsto também para algumas décadas mais, resultará uma humanidade regenerada, mais solidária, fraterna e seguidora dos propósitos da alta espiritualidade, onde a paz entre todos e a evolução espiritual progressiva serão características permanentes do cotidiano desses novos seres.

É exatamente dentro desse contexto espiritual que nossas tradições Afro estão sendo chamadas a colaborar com suas doutrinas iluminadas de fé e esperança. Se espíritos reincidentes e destinados ao expurgo para mundos inferiores pelas suas infelizes obras pretéritas, puderem ter acesso aos ensinamentos das Comunidades de Axé, permitindo-lhes mudarem suas práticas ao ponto de obterem o merecimento para permanecerem na humanidade regenerada, então, a vontade de Guias e Orixás será ainda maior e então terá sido cumprido o papel para o qual as Umbandas e os Candomblés foram chamados.

Trata-se, portanto, de se atender a um “chamamento” da Espiritualidade e, neste particular, para que nossos Terreiros cumpram os seus sagrados papéis de esclarecimento e disseminação de valores espirituais, a capacitação será de fundamental importância.

Por outro lado, é fundamental que este movimento de expansão doutrinária ocorra de forma organizada e conte com a união da grande maioria dos praticantes das Umbandas e dos Candomblés, de maneira a alcançarmos o maior êxito possível nesta obra espiritual.

Ressalta-se ainda que, quando o processo se concluir, a Humanidade Regenerada que dele surgir no Plano Terrestre encontrará nossas tradições devidamente alicerçadas, fortes e, aí sim, unidas em essência e organizadas, se constituindo em concretas alternativas para um caminho de luz para as futuras gerações que reencarnarão neste planeta.

As Religiões de matrizes Africanas são importantes manifestações, que também atuam na organização da sociedade como um todo, já que o ser humano é um composto de “mente, corpo e espírito”, o que o torna amplamente evoluído, por exemplo, no quesito tecnológico, porém muito aquém de seus dois maiores desafios “o autoconhecimento e o relacionamento humano”. E nestes temas as comunidades de terreiros encontraram um grande espaço de atuação, servindo como referência para a formação de valores e comportamentos de adeptos e transeuntes. Desta forma, justifica-se a existência do MIRUA, devido à escassez de elementos básicos de apoio para aqueles que receberam do astral a missão de liderar uma Casa de Axé e, num primeiro momento, necessitam das devidas orientações e incentivo. Deste modo, o MIRUA reconhece que é necessário impulsionar as ações rumo ao crescimento de nossas tradições, já que historicamente as instituições “embrionárias” têm um grau maior de dificuldades para se estabelecerem, as quais devem merecer um maior apoio, vislumbrando o crescimento da religiosidade Afro.Vale destacar que ao colaborarmos para o acesso desses “trabalhadores do bem” às informações, não estaríamos nos sobrepondo aos desígnios divinos, mas contribuindo para que, a médio e longo prazos, observemos a propagação das instituições, das manifestações e, consequentemente, do número de adeptos nas Umbandas e Candomblés e demais tradições, já que haverá uma maior oferta no universo de Terreiros.

Por ter sua origem na “Espiritualidade Superior”, o MIRUA invariavelmente recebe suas diretrizes nas atividades espirituais realizadas no Templo Estrela do Oriente-TEO, na cidade do Rio de Janeiro, por uma falange de Exus denominada Tranca Ruas das Almas, através do qual novas orientações são fornecidas, não permitindo desta forma que o movimento seja rotulado como de propriedade de quem quer que seja. Os integrantes do MIRUA são denominados “Tarefeiros”, pois cada qual recebe variadas missões, cuja meta é o benefício de todos. De acordo com as manifestações supremas, o momento da Regeneração está se processando, o que torna o MIRUA, desde que unido e fortalecido pelo amor universal, o “agasalho espiritual” para os inevitáveis momentos da transição planetária que se aproximam.

O Movimento Intra-Religioso de União Afro – MIRUA se materializou em 1º de Maio de 2013, durante uma Gira de Exus, no Templo Estrela do Oriente – TEO, na cidade do Rio de Janeiro, onde a falange do Exu Tranca Ruas das Almas trouxe, como mensageiro, uma determinação da Espiritualidade Superior para que se criasse um movimento de “convergência” dentro da religiosidade Afro, visando aos desafios a serem superados durante o período da transição planetária no qual o planeta Terra se encontra.

O MIRUA nasce como um movimento das Umbandas, dos Candomblés, além de universalista, convergente, “apolítico partidário”, sem qualquer pretensão codificadora e livre de quaisquer preconceitos, onde sua prática está baseada na “ESSÊNCIA ESPIRITUAL” e jamais nas “FORMAS RITUALÍSTICAS.” O MIRUA significa uma renovação das referências comportamentais, sem as quais nossos Terreiros correm o risco de estacionarem no convencionalismo que marcou os primórdios de nosso credo.

  • Propiciar e estimular o crescimento das religiões de matrizes africanas e espiritualistas em geral, fomentando o surgimento de novas instituições, colaborando para o aperfeiçoamento das que já se encontram desenvolvendo os sagrados trabalhos fraternos e colaborando para que se mantenham firmes nos sublimes propósitos para os quais foram idealizadas.
  • Consultoria em âmbito administrativo às instituições e/ ou a seus prepostos.
  • Catalogar imóveis para aluguel ou até para compra, na Cidade do Rio de Janeiro, onde possam se instalar as novas instituições, abrindo possibilidades para que novas casas iniciem suas atividades no imóvel.
  • Estimular a criatividade e a interação dos respectivos líderes espirituais;
  • Assessoria visando à exploração da potencialidade de cada instituição no desenvolvimento das atividades determinadas pelo plano superior;
  • Divulgação do trabalho de cada TEMPLO em todas as mídias que o MIRUA dispuser;
  • Propiciar situações onde cada líder espiritual possa expressar seu dom mediúnico a serviço da Casa que comanda, a fim de que possa ser um agente de transformação do futuro dos seres humanos.
  • Estimular o hábito do estudo entre as instituições, visando à “qualidade” nas comunicações com os espíritos, buscando estreitar os laços fraternos e o diálogo “intra e inter religioso”, objetivando a compreensão e a necessidade da alteridade em nosso segmento.
  • Promover e estimular o desenvolvimento das percepções dos líderes espirituais, assim como a troca de experiências, no que tange as necessidades espirituais e materiais dos frequentadores e das respectivas instituições.
  • Desenvolvimento de diversas iniciativas fraternas no âmbito da Assistência Social.
  • Entre outros

Para realizarmos este projeto e, consequentemente, atingirmos os objetivos da Espiritualidade Superior, o MIRUAprecisará contar com a realização de parcerias, além da participação de diversas instituições e do Povo de Axé em geral, pois em breve o MIRUA se consolidará como um grande diferencial para as comunidades de terreiros. Além disto, são oferecidas vantagens aos associados que só o MIRUA pode oferecer. Consulte no site www.mirua.com.br

PESSOAS FÍSICAS ou JURÍDICAS podem e devem se associar ao MIRUA acessando o site www.mirua.com.br ou diretamente com sua secretaria e a partir daí gozar de todos os benefícios mencionados em seu portal.